Diante das recentes denúncias de assédio sexual no contexto do governo federal, nós, da Rede de Mulheres Negras do Nordeste, expressamos nossa solidariedade às denunciantes e a todas as mulheres vítimas de violência sexual. Desejamos força e acolhimento a cada uma delas, e a todas as mulheres vítimas do machismo e misoginia nos mais variados espaços da sociedade.
É indignante, triste e absurdo a necessidade latente de defendermos o óbvio: todas as mulheres merecem ter seus corpos, vozes e espaços respeitados.
Diante da imensa complexidade do racismo patriarcal, é fundamental destacar, que no imaginário social brasileiro, as mulheres negras são associadas a estereótipos de sexualização, um dos motivos que fazem com que nós sejamos mais vitimizadas pelas violências sexuais, e que nossas denúncias sejam descredibilizadas, questionadas, e por vezes revertidas em culpa e revitimização.
Este mesmo racismo patriarcal, a partir da lógica punitivista, criminaliza pessoas negras por antecipação, não nos garante presunção de inocência, acesso a julgamento justo, e estende penalidades, violências e anulamentos sociais a familiares de acusados negros, especialmente as mulheres, e isso também é inadmissível.
É necessário que haja investigação célere, rigorosa e responsável, com pleno direito de defesa, cuidado com as vítimas, e responsabilização devida. O Governo Federal, por sua vez, deve ser rígido e comprometido com o combate e prevenção a todo tipo de violência sexual e assédio na administração pública.
Por fim, impossível não tratar, sobre como esta situação representa profunda lástima para toda sociedade brasileira, especialmente para comunidade negra, que ainda hoje vive a negação do espaço político, da gestão e representação pública coletiva.
Nosso povo vem lutando ao longo dos séculos pela defesa de direitos, de nossa humanidade, pela construção de uma nação possível para nós e para todos. É fundamental que cada sujeito, sujeita, organização e instituição que faz política em nome da comunidade negra e justiça racial saibam o tamanho de sua responsabilidade.